Na série Dialética do eterno presente, Louis Lavelle examina o mistério da “consciência da vida”, iluminando o caminho para uma experiência plena do Ser. Ao longo dos quatro primeiros volumes — Do Ser, Do Ato, Do Tempo e a Eternidade e Da Alma Humana —, o filósofo demonstra que o eu não se aparta do Ser, mas constitui um ser que se insere no Absoluto. A morte do autor, no entanto, encerraria a maior de suas obras: o quinto e último volume, Da Sabedoria, jamais seria concluído.
Neste primeiro volume, Lavelle delineia a inscrição do eu no Ser, estabelecendo a experiência de participação como a estrutura fundamental de sua integração. Trata-se, sobretudo, de uma experiência de presença: ao reconhecer sua presença no Ser, o eu afirma a presença do próprio ser. Inseparável deste, o eu não pode evadir-se do Ser. Tal experiência, porém, não apenas se lhe impõe, mas se oferece como uma promessa ilimitada de atualização — um chamado ao consentimento em ser, que o define e que o constitui como eu.
Livraria Te Atualizei
CEDET - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E TECNOLOGICO LTDA - EPP - CNPJ: 51.914.620/0001-77 © Todos os direitos reservados. 2025